O ex-presidente Lula condenou o golpe de estado sofrido pelo presidente Evo Morales na Bolívia, forçado a renunciar pelas Forças Armadas, que aderiu ao golpismo da direita. Lula, que já havia se solidarizado com Evo, em discurso feito em São Bernardo do Campo, lamentou que a elite econômica da América Latina não conviva com a democracia e a inclusão.
“Acabo de saber que houve um golpe de estado na Bolívia e que o companheiro Evo Morales foi obrigado a renunciar. É lamentável que a América Latina tenha uma elite econômica que não saiba conviver com a democracia e com a inclusão social dos mais pobres”, disse o ex-presidente.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou neste domingo sua renúncia pouco depois das Forças Armadas e da Defensoria Pública boliviana aderirem ao golpismo promovido pela oposição, capitaneada por Luis Fernando Camacho e Carlos Mesa, segundo colocado nas eleições de 20 de novembro. O pleito, rejeitado pela direita, garantiu um quarto mandato ao ex-líder sindical cocaleiro.
Acabo de saber que houve um golpe de estado na Bolívia e que o companheiro @evoespueblo foi obrigado a renunciar. É lamentável que a América Latina tenha uma elite econômica que não saiba conviver com a democracia e com a inclusão social dos mais pobres.
— Lula (@LulaOficial) November 10, 2019
Fonte/Créditos: RevistaForum
Foto: Reprodução/Twitter