Por Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará, assim que voltar da viagem à China, um programa sobre escolas em tempo integral. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (12/4) pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Veja:
Na volta da viagem à China, o presidente vai lançar um programa importante para a Educação com o modelo de escola em tempo integral semelhante aos implantados na Bahia, em Pernambuco e no Ceará, fortalecendo a permanência do aluno na escola.
— Rui Costa (@costa_rui) April 12, 2023
De acordo com Rui Costa, o projeto contará com a “construção de unidades equipadas com infraestrutura de esportes e de cultura, para que os alunos possam ficar de 7 a 8 horas na escola e, inclusive, aprender uma profissão”.
Também relacionado ao Ministério da Educação (MEC), o chefe da Casa Civil confirmou o lançamento do programa Alfabetização na Idade Certa. A medida já foi apresentada pelo ministro Camilo Santana ao presidente Lula.
A ideia é investir como fizemos e @Jeronimoba13 está dando continuidade, na construção de unidades equipadas com infraestrutura de esportes, de cultura, para que os alunos possam ficar 7, 8 horas na escola, aprender uma profissão.
— Rui Costa (@costa_rui) April 12, 2023
Na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta, Camilo Santana ressaltou que a alfabetização no segundo ano do ensino fundamental combate a evasão escolar nos anos posteriores. “Se eu não consigo que um aluno conclua o segundo ano sabendo ler e escrever, na sequência dos anos da vida escolar, essa distorção vai aumentando”, afirmou.
O ministro também confirmou que o MEC anunciará, nos próximos meses, um programa para garantir a conectividade nas escolas, a recomposição orçamentária de universidades e institutos federais, bem como o reajuste do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar e Dinheiro Direto na Escola.
Foto: Ricardo Stuckert/PR