Por Poder360
Pesquisa PoderData realizada de 3 a 5 de julho de 2022 mostra que 23% dos eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições presidenciais de 2018 votariam em outubro no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na rodada de 5 a 7 de junho, eram 13%.
O atual presidente mantém 61% dos seus eleitores daquela disputa e absorve 4% dos votos que foram de Fernando Haddad (PT). Lula também absorve mais votos de Haddad. São 85% dos eleitores do candidato do PT à época que hoje afirmam votar no pré-candidato petista.
Dentre os outros pré-candidatos, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) somam 8% das preferências bolsonaristas da última eleição. Estes mesmos nomes somam também 8% das preferências petistas daquele pleito. Os demais nomes não tiveram menções suficientes para pontuar.
Entre os que votaram em branco ou anularam o voto em 2018, Lula tem 42% das intenções de voto para 2022. Há um mês eram 41%. Já Bolsonaro tem 26% nesse estrato. Eram 29% no início de junho.
Para chegar a esse resultado, o PoderData cruzou os dados das seguintes perguntas: “se a eleição fosse hoje, em qual dos candidatos que vou falar em ordem alfabética você votaria?” e “em quem você votou para presidente no 2º turno da eleição em 2018?”.
CENÁRIO NO 1º TURNO
Lula tem 44% das intenções de voto contra 36% de Bolsonaro. Há 15 dias, os percentuais estavam em 44% e 34%, respectivamente. O atual presidente oscilou 2 pontos percentuais para cima –dentro da margem de erro da pesquisa (2 p.p.).
Os outros pré-candidatos somam 11% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) marca 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 3% cada um. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 3 a 5 de julho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06550/2022.
Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
METODOLOGIA
A pesquisa PoderData foi realizada de 3 a 5 de julho de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.
Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Devido a esse processo é possível que o somatório de algum dos resultados seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem acontecer devido a ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-06550/2022.
Foto: Sérgio Lima/Poder360