Por Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, na manhã desta segunda-feira (23/1), com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. A reunião acontece na Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires. Lula chegou à capital argentina por volta de 21h14 de domingo (22/1).
“Sendo recebido pelo amigo e presidente da Argentina, Alberto Fernandez. Um país irmão do Brasil. Vamos trabalhar juntos”, disse Lula em post no Twitter.
Sendo recebido pelo amigo e presidente da Argentina, @alferdez. Um país irmão do Brasil. Vamos trabalhar juntos. 🇧🇷🇦🇷
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/Fw4qyhZ68j
— Lula (@LulaOficial) January 23, 2023
Esta é a primeira viagem internacional do mandatário de seu terceiro governo. No cronograma, o petista fará uma visita de quatro dias à Argentina e ao Uruguai, em uma tentativa de retomar as relações do Brasil com países do Mercosul e demonstrar a importância que o bloco terá em sua gestão.
Lula viaja com ministros e tem agenda cheia
Lula viajou para Argentina acompanhado de seis dos seus 37 ministros. Entre eles, Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Itamaraty) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Completam ainda a lista os ministros Nísia Trindade (Saúde), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além da primeira-dama, Janja.
A agenda prevê uma reunião entre ele e Fernández, quando devem discutir cooperação nas áreas de saúde, soberania energética, integração financeira, ciência e tecnologia. A expectativa é de que os dois países assinem um acordo de cooperação técnica envolvendo a região da Antártida.
AGORA: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na Argentina.
É a primeira viagem internacional de seu terceiro mandato. pic.twitter.com/y3lXUNzF1q
— Metrópoles (@Metropoles) January 23, 2023
Foto: Ricardo Stuckert