Por Itatiaia
A troca de farpas entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou um novo capítulo no início da tarde desta quarta-feira (26) com a resposta do petista aos xingamentos proferidos pelo adversário político durante evento do Partido Liberal, em São Paulo, nessa terça-feira (25). À ocasião, Bolsonaro classificou Lula como ‘entreguista’, ‘analfabeto’ e ‘jumento’.
Lula revidou os xingamentos em publicação nas redes sociais e insinuou que um jumento seria mais ‘simpático e mais esperto’ que o ex-presidente. “Ofensivo seria comparar um jumento a ele [Jair Bolsonaro], isso sim. Ofensivo aos jumentinhos que não fazem mal a ninguém”, escreveu.
Ontem a imprensa me pediu para responder uma pessoa que tentou me atacar chamando de “jumento”. Um animal simpático e mais esperto que alguns. O que seria ofensivo seria comparar um jumento a ele, isso sim. Ofensivo aos jumentinhos que não fazem mal a ninguém.
— Lula (@LulaOficial) July 26, 2023
Adversários políticos. Durante o evento de filiação do vereador Fernando Holiday ao PL, Jair Bolsonaro teceu uma série de críticas às políticas governamentais do adversário Lula (PT), além de declarações de foro íntimo. “[Aos países do Norte] interessa eu ou um entreguista na Presidência da República? Um analfabeto. Um jumento, por que não dizer assim?”, disse o ex-presidente no auditório da Câmara de São Paulo.
Bolsonaro também atacou a reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados no início do mês e que começará a tramitar no Senado Federal em agosto. O ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e a proposta de taxação dos fundos exclusivos de investimento — os “fundos dos super-ricos” — foram igualmente criticados pelo político.
Foto: Ricardo Stuckert/PR