Por Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (19/9), mais uma viagem internacional que deverá fazer este ano, desta vez, para a Alemanha. O mandatário brasileiro, que está nos Estados Unidos para a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, teve reunião bilateral com o chanceler alemão, Olaf Scholz, no início da noite desta terça.
“Um prazer me reunir novamente com o chanceler alemão”, escreveu Lula nas redes sociais. “Conversamos sobre o acordo Mercosul-União Europeia, que considero importante fecharmos ainda este ano e sobre a atual conjuntura mundial. Visitarei a Alemanha em dezembro, quando teremos dois dias de trabalho entre nossos governos para aprofundarmos a cooperação, os laços e os investimentos entre nossos países”, complementou o presidente da República.
A viagem para Nova York, que já teve o retorno antecipado para esta quarta-feira (20/9), é a última que Lula deve fazer antes de ser submetido, em Brasília, a uma cirurgia para amenizar as dores que sente no quadril por causa de uma artrose.
O procedimento deve ocorrer no próximo 29 de setembro e será seguido de um período de recuperação de até seis semanas, durante as quais Lula deverá despachar do Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República.
Lula tem outra viagem internacional prevista para este ano, no fim de novembro, quando vai para Dubai participar da Cúpula das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP-28).
Nesta quarta, antes de embarcar de volta para o Brasil, Lula ainda tem encontros bilaterais marcados com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o presidente da Ucrânia; Volodymyr Zelensky; o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom; e o presidente do Paraguai, Santiago Peña.
Foto: Ricardo Stuckert/PR