Por DCM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará uma ligação telefônica com o presidente de Israel, Izaac Herzog, às 16h30 desta quinta-feira (16). A finalidade é expressar agradecimento pela liberação do grupo de brasileiros que estava retido em Gaza desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.
No total, 32 pessoas, sendo 24 brasileiros, sete palestinos com residência no país e três familiares, desembarcaram em Brasília na noite de segunda-feira (13). Outras duas pessoas que deixaram Gaza no mesmo grupo optaram por permanecer.
Lula recebeu os repatriados na Base Aérea de Brasília, acompanhado da primeira-dama Janja e de ministros. Durante o encontro, ele fez uma declaração criticando a resposta de Israel aos ataques do Hamas, o que gerou protestos da comunidade judaica.
“Nunca vi uma violência tão brutal, tão desumana contra inocentes. Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo, o Estado de Israel também está cometendo um ato de terrorismo”, disse o petista.
O atual mandatário brasileiro também expressou preocupação com relatos de ataques a instalações médicas, como hospitais, onde civis, incluindo crianças, estão abrigados. Em resposta, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) classificou a postura de Lula como “equivocada e perigosa”.
No entanto, segundo auxiliares, Lula não pretende abordar ou discutir essas declarações na conversa com Herzog.
Foto: Evaristo Sá/AFP