Por Poder360
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem valores esquecidos em bancos ou instituições financeiras, conforme consultou o Poder360 no Sistema Valores a Receber, do BC (Banco Central).
O sistema permite a consulta de “dinheiro esquecido” ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira. A plataforma, no entanto, não informa o valor esquecido e em qual instituição financeira ele está disponível.
Os valores poderão ser resgatados a partir de 7 de março, às 10h. A página da ferramenta é o único site onde será possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas.
Ao todo, estão disponíveis R$ 6 bilhões de valores a receber para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas. A 1ª etapa do serviço foi em janeiro de 2022, quando foi prevista a liberação de R$ 3,29 bilhões.
Para acessar o Valores a Receber, é necessário ter uma conta com nível prata ou ouro no gov.br, plataforma do Governo Federal. Qualquer pessoa física ou jurídica é apta para receber o dinheiro esquecido.
O Poder360 pesquisou na ferramenta os dados dos ex-presidentes da República desde 1990. Os ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Dilma Rousseff (PT) não têm nenhum saldo presente. Já os ex-presidentes Michel Temer (MDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Fernando Collor (PTB) têm valores a receber.
Leia o resultado para Lula:
Leia o resultado para Bolsonaro:
Leia o resultado para Temer:
Leia o resultado para Dilma:
Leia o resultado para FHC:
Leia o resultado para Collor:
Foto: Sérgio Lima/Poder360/ Instagram @psdboficial