Por Felipe Nunes
A pesquisa revela que 90% dos brasileiros querem que a eleição termine já no primeiro turno, marcado para o domingo. E sabe qual o principal motivo?
A ampla maioria (50%) diz que não “aguenta mais eleição”, índice que é ligeiramente maior entre as mulheres (52% delas já estão cansadas, contra 46% dos homens), e entre quem ganha até dois salários mínimos (53%, contra 41% de quem ganha mais de cinco salários mínimos).
Um outro percentual (18%) afirmou querer que o concorrente de sua preferência “vença logo”, revelando “medo de o candidato perder no segundo turno”. Outros 13% afirmaram que a eleição já está decidida e que “já sabem quem vai ganhar”. Um 2 turno seria perda de tempo.
Uma parte minoritária, mas significativa (10%) diz que encerrar a eleição garantiria “menos chance de golpe, confusão e violência”.
Os eleitores que mais desejam que a eleição se encerre daqui a três dias são os de Bolsonaro (94%) e Lula (93%). Entre eleitores de Ciro, o percentual é menor: 80% gostaria que o pleito se encerrasse no dia 2, percentual idêntico aos de eleitores de Tebet.
Foto: Reprodução