Home Brasil Mais 24 pesquisadores do Capes pedem demissão. Saídas já passam de 130

Mais 24 pesquisadores do Capes pedem demissão. Saídas já passam de 130 Os profissionais que pediram demissão ocupavam a área de zootecnia e recursos pesqueiros

23 de dezembro de 2021, 09h20 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Metrópoles

Um grupo de mais 24 pesquisadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pediram demissão, na noite de quarta-feira (22/12) por insatisfação com a atual gestão. Os profissionais ocupavam a área de zootecnia e recursos pesqueiros. Ao todo, já são 138 funcionários que pediram saída do órgão.

Os 3 coordenadores e os 21 consultores reiteraram as críticas feitas a pressões e supostas interferências que algumas autoridades ameaçam fazer. O grupo também justifica que as interferências também partem da diretoria do órgão. Eles também falam em descaso para a retomada da avaliação dos programas, que chegou a ser interrompida pela Justiça.

Pesquisadores das áreas de química, matemática e física já haviam renunciado, todos insatisfeitos com a atual gestão da Capes, que é presidida por Cláudia Queda de Toledo.

“Torna-se insustentável a nossa continuidade na Coordenação neste momento em que é veiculada uma carta aberta demonstrando alinhamento da alta diretoria da Capes, seguida do pedido de exoneração do diretor de Avaliação, Flávio Anastácio de Oliveira Camargo”, diz a carta, que a Folha de S.Paulo teve acesso.

“Entendemos que a saída do referido diretor é mais um capítulo na fragmentação que assola o Sistema Nacional de Pós-Graduação e a nossa querida Agência Capes”, continuaram no comunicado.

Camargo, pediu demissão na terça-feira (14/12) em meio a uma crise na entidade, que tem enfrentado debandada de pesquisadores. A saída de Camargo foi a primeira baixa no alto escalão do órgão. Em nota, a Capes afirmou que o desligamento do professor Flávio Camargo se deu a pedido e devido a problemas de saúde.

Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário