Home Belo Horizonte Manifestantes tentam impedir corte de árvores na Praça Raul Soares, no Centro de BH

Manifestantes tentam impedir corte de árvores na Praça Raul Soares, no Centro de BH A Prefeitura de Belo Horizonte afirma que árvores foram retiradas por risco iminente de queda; BH tem previsão de chuva forte para esta sexta e sábado, condição que favorece a queda de árvores.

22 de março de 2024, 16h08 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Manifestantes tentaram impedir o corte de três árvores na Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (22). De acordo com os moradores que protestavam pela interrupção do serviço, as árvores seriam Flamboyants centenários. Mesmo com o ato, as árvores foram retiradas do local.

Em nota à Itatiaia, a Prefeitura de Belo Horizonte confirma o corte de três árvores da praça, mas alega que elas foram retiradas “em razão de apresentarem risco iminente de queda”. A PBH ainda diz que as árvores tinham raízes expostas, entradas de ‘casas de ratos’ e podridão do tronco na base.

Segundo o município, duas das árvores retiradas são Flamboyants e a terceira trata-se de uma Espatódea.

A PBH afirma que os cortes foram baseados em laudos técnicos emitidos por um engenheiro agrônomo e autorizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), já que a Praça Raul Soares é considerada um patrimônio da cidade.

A Prefeitura de BH também ressalta que a previsão meteorológica alerta para a possibilidade de pancadas de chuva forte (50 a 70 mm), com raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h, nesta sexta (22) e sábado (23).

“A condição climática que favorece a queda de árvores como as suprimidas nesta sexta-feira, acarretando em riscos para a população”, diz trecho do comunicado.

Com informações da Itatiaia.
Foto: Reprodução/X/@BHemeupais.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário