Home Belo Horizonte Médicos fazem ato no centro de BH em defesa do SUS e da democracia

Médicos fazem ato no centro de BH em defesa do SUS e da democracia Cerca de 60 profissionais da saúde se reuniram em uma manifestação pacífica na manhã deste domingo.

7 de junho de 2020, 13h15 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Profissionais da saúde se concentraram na manhã deste domingo (7), na Praça da Estação, em protesto ao governo federal pela falta de empenho e transparência no combate à pandemia de Covid-19. O grupo de médicos levantou faixas em defesa da democracia e do Sistema Único de Saúde (SUS), o ato também exigiu mais recursos e equipamentos de proteção para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.

Usando máscaras, trajando branco e mantendo a recomendado distância de dois metros entre as pessoas, eles também reivindicaram mais investimento no SUS, melhorias nas condições de trabalho e uma política efetiva que proteja os trabalhadores da saúde durante a pandemia.

Trabalhadores de serviços de saúde públicos e privados, professores universitários e lideranças da categoria também participaram do ato, que foi convocado pelo núcleo mineiro da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia e pela Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, com o apoio do Coletivo Alvorada. O ato não registrou nengum tipo de ocorrência e recebeu apoio de vários motoristas, que buzinavam ao passar pela Praça da Estação.

Entre palavras de ordem em defesa do SUS e em oposição à Bolsonaro, os manifestantes utilizaram cruzes para lembrar e homenagear os profissionais da saúde que morreram trabalhando para frear a Covid-19 no Brasil. De acordo com um levantamento do Sindicato dos Médicos de São Paulo, até a última quarta-feira (3), 128 médicos estão na lista de óbitos em função da pandemia. Os números são ainda maiores entre os enfermeiros. Segundo o Conselho Federal da categoria, 157 trabalhadores entre as vítimas fatais, superando Estados Unidos e o Reino Unido no número de óbitos entre enfermeiros.

Com informações do portal OTempo.
Foto: Marcelo Jabulas/Hoje Em Dia

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário