Por Metrópoles
O megacomboio russo de tanques e tropas se movimentou em direção à Kiev, capital ucraniana e coração do poder. A fila de veículos, que cobre um extensão de 64 quilômetros, esta a cerca de 20 quilômetros da cidade.
O avanço, segundo estimativas baseadas em imagens de satélite, foi de pouco mais de 5 quilômetros. Desde segunda-feira (28/2), os militares russos aglutinam forças para um possível ataque massivo.
Na prática, as tropas russas querem cercar Kiev e executar ataques simultâneos, o que dificulta a reação e a defesa. Os detalhes da possível operação foram divulgados por agências internacionais de notícias.
O megacomboio é formado por tanques, peças de artilharia, veículos de transporte, contêineres com armas e outros equipamentos de logística militar. O grupo está ao redor do aeroporto de Antonov, distante 25 quilômetros do centro de Kiev.
Um bombardeio aéreo russo atingiu área residencial na região de Kiev, capital da Ucrânia, e matou pelo menos sete pessoas, dentre as quais duas crianças, no início da tarde desta sexta-feira (4/3), pelo horário de Brasília.
O ataque com míssil atingiu a vila de Markhalivka, a cerca de 10 km da periferia sudoeste da capital. Essa é uma área rural, mas bastante habitada. Segundo agências internacionais de notícias, moradores deixaram as casas às pressas. Após a investida, várias residências pegaram fogo.
Sirenes disparam
A Ucrânia denunciou que o Exército russo tem planos de executar um múltiplo bombardeio em grandes cidades, na noite desta sexta. Os negociadores que tentam chegar a um acordo de cessar-fogo admitiram que é difícil estabelecer, por parte da Rússia, uma pausa nos ataques.
Sirenes de alerta tocaram em Odessa, no sul do país, e em Kiev, a capital. Enquanto isso, um acordo para cessar-fogo parece cada vez mais distante. A reunião marcada para esta sexta-feira (4/3) foi adiada.
O aviso sonoro disparou no início da tarde desta sexta-feira, pelo horário de Brasília, segundo a imprensa internacional. É um alerta para o risco de bombardeios.
Tropas russas invadiram a cidade portuária de Mykolaiv, no Mar Negro, na Ucrânia. A investida constitui uma tentativa dos russos de dominarem a região sul da Ucrânia.
Outra cidade sob forte ataque é Mariupol, onde as tropas executam bombardeios sem intervalo. Segundo o governo ucraniano, é necessário retirar 200 mil pessoas da província para evitar mortes.
ONU e cessar-fogo
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza uma reunião de emergência após a Rússia cercar e bombardear a maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia.
Os líderes iniciaram o encontro por volta das 13h40 desta sexta-feira (4/3), pelo horário de Brasília. Os embaixadores estão preocupados com os riscos que esse tipo de ataque pode trazer, sobretudo em relação à radiação.
A terceira rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia foi reagendada para este fim de semana, de acordo com a chancelaria da Alemanha após um telefonema entre os dois chefes de Estado.
Foto: Sergei Malgavko/TASS via Getty Images