O presidente da Argentina, Javier Milei, que enfrentou críticas por apoiar o lançamento de uma criptomoeda por uma empresa privada, falou sobre o episódio nesta segunda-feira (17).
Em entrevista ao canal TN, Milei tentou reduzir a gravidade do que a imprensa argentina chamou de “criptogate” — suspeitas de envolvimento de membros do governo, incluindo ele próprio, em irregularidades relacionadas ao lançamento da criptomoeda $Libra.
Milei afirmou que não promoveu o projeto, mas apenas o divulgou como uma forma de ajudar empreendedores argentinos, ressaltando seu entusiasmo por novas tecnologias. Ele justificou sua divulgação em um tuíte, mas alegou que o crescimento do valor da moeda e a posterior venda de ativos por alguns investidores geraram uma distorção, com perdas sendo atribuídas a um pequeno número de pessoas, principalmente estrangeiras.
O presidente minimizou o impacto, considerando o caso como uma questão privada entre investidores. Além disso, ele garantiu que o Estado não teve prejuízos e que a investigação do caso está em andamento.
Foto: Agência Brasil.