Home Minas Gerais Minas condecora autor de golpe contra Dilma ao homenagear Michel Temer

Minas condecora autor de golpe contra Dilma ao homenagear Michel Temer Cerimônia em Ouro Preto terá, ao todo, 170 pessoas homenageadas nos três graus de honraria da maior comenda concedida pelo Estado

18 de abril de 2023, 11h00 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O ex-presidente Michel Temer será o grande homenageado na cerimônia do Dia da Inconfidência Mineira, que acontece na próxima sexta-feira (21/4). Ele receberá o Grande Colar, honraria mais importante concedida pelo Estado de Minas Gerais, que condecora, exclusivamente, chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União. A cerimônia será realizada, a partir das 9h, no centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na cidade histórica localizada na região Central de Minas.

A decisão deste ano – de homenagear o ex-presidente Michel Temer – vem para fazer justiça ao chefe de Estado, que ainda não havia sido agraciado com o Grande Colar, como ocorre tradicionalmente. Após atuação como vice-presidente, ele assumiu a presidência da República em 2016, ocasião em que herdou a missão de, em meio à instabilidade no país, retomar a normalidade política e econômica, a partir da adoção de necessárias medidas de austeridade e proteção aos cofres públicos.

O Governo Michel Temer tem semelhanças com a gestão do governador Romeu Zema à frente do Estado mineiro. Ambos são marcados pela atenção ao equilíbrio fiscal e à política de teto de gastos, que limita o crescimento da maior parte das despesas públicas à inflação registrada nos últimos 12 meses até junho do ano anterior.

Com ações como essas, Temer conseguiu contornar a instabilidade política e apresentar uma resposta efetiva à crise econômica pela qual o Brasil passava naquele momento. Após um mandato de dois anos e meio, o ex-presidente entregou o país com alguns avanços: o emprego voltou a crescer, a inflação caiu e o Produto Interno Bruto (PIB) subiu.

Entrega das medalhas

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes.

Em 2023, o Dia da Inconfidência prevê homenagens a 170 pessoas que contribuem para a projeção e valorização de Minas Gerais. Além do Grande Colar, existem outros três graus de honrarias: Grande Medalha, destinada a 40 pessoas; Medalha de Honra, que será entregue para 58 agraciados; e a Medalha da Inconfidência, que será recebida por 72 homenageados.

A solenidade ocorrerá em dois momentos distintos na cidade histórica de Ouro Preto, assim como foi feito nos últimos anos. A honra militar, com a cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira serão realizados na Praça Tiradentes. Já o ato da entrega da Medalha da Inconfidência será no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com presença de público.

História

O feriado do dia 21 de abril também é conhecido como Dia de Tiradentes – em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século 18.

A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade. Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Semana da Inconfidência

A novidade deste ano é a Semana da Inconfidência, projeto realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e de Tiradentes. As duas cidades históricas receberão uma programação cultural entre os dias 14 e 23/4, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas”.

O objetivo é iniciar uma nova abordagem para as comemorações do 21/4, quando é celebrado o Dia da Inconfidência, conectando, pela primeira vez, Ouro Preto e Tiradentes, duas cidades marcadas pela memória da Inconfidência Mineira.

A programação inclui mais de cem atividades, para além de atos cívicos e agendas oficiais, com a promoção de ações que contribuem para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa.

Foto: UAMY BEYDOUN/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário