Home Minas Gerais Morre aos 90 anos Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros

Morre aos 90 anos Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros Souto estava internado desde o dia 22 de dezembro após sofrer um acidente vascular cerebral.

4 de fevereiro de 2025, 12h33 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), faleceu nesta terça-feira (4), em Brasília (DF), aos 90 anos. A informação foi confirmada por familiares dele.

Souto estava internado desde o dia 22 de dezembro na Santa Casa de Montes Claros, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele passou por um procedimento cirúrgico e permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até ser transferido para a capital federal no dia 10 de janeiro.

O ex-prefeito deixa a companheira e quatro filhos. O corpo de Humberto Souto será velado nessa quarta-feira (5), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF).

Em nota divulgada para a imprensa, o TCU lamentou a morte de Souto, que foi ministro da instituição no período de 1995 a 2004 e atuou na presidência durante os anos de 2001 e 2002.

O velório será aberto ao público e está marcado para começar às 14h de quarta, no Salão Nobre da Sede do Tribunal de Contas da União. O enterro está previsto para ser realizado também na capital federal.

Trajetória política
Humberto Guimarães Souto nasceu em Montes Claros, no dia 3 de junho de 1934. Ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou Direito. Sua trajetória política teve início em 1962, quando foi eleito vereador de Montes Claros.

A Câmara Municipal de Montes Claros, em nota de pesar, lembrou que o Souto foi vereador, além de outros importantes cargos públicos, tanto em nível estadual quanto federal.

Em 1970, concorreu ao cargo de deputado estadual, ficando na suplência e assumindo o mandato em 1971. Quatro anos depois, foi eleito deputado federal, cargo que exerceu por seis mandatos consecutivos.

Em 1995 foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), onde chegou a ocupar a presidência da instituição.

Gestão como prefeito
Humberto Souto foi eleito prefeito de Montes Claros em 2016, vencendo no segundo turno com 65,31% dos votos válidos. Em 2020, foi reeleito já no primeiro turno, com expressivos 85,24% dos votos, tornando-se o prefeito mais bem votado entre as cinco cidades mineiras com mais de 400 mil habitantes.

Com informações do Hoje em Dia.
Foto: Valdivan Veloso/G1.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário