Morreu, na noite desta terça-feira (5), o ex-deputado federal Bonifácio Andrada, aos 90 anos. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, após sofrer complicações da COVID-19.
A informação é de um dos seus filhos, o deputado Lafayette de Andrada. O parlamentar estava internado na capital mineira desde 16 de dezembro.
O sepultamento será nesta quarta-feira (6), em Barbacena, terra natal do ex-deputado. O velório será realizado na Igreja Nossa Senhora da Assunção e, devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus, será restrita aos familiares, conforme informou o filho.
Perfil
Bonifácio José Tamm de Andrada foi parlamentar federal por 40 anos, até 2018. Em 2017, foi escolhido como relator de uma das denúncias contra Michel Temer. Em 2019 ele cumpria o seu 10º mandato.
Nascido em Barbacena (MG) o parlamentar iniciou sua carreira na Câmara dos Deputados em 1979, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Ele permaneceu na Casa até 2019, quando representava o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Assim, foram 10 legislaturas na Câmara.
Bonifácio também concorreu a vice-presidência do Brasil em 1989, quando compôs chapa com Paulo Maluf. Na época a dupla ficou em quinto lugar no primeiro turno do pleito, atrás de Mário Covas, Leonel Brizola, Lula e Collor, que sairia vencedor.
Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação