Por Metrópoles
General da reserva, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) elogiou o novo comandante do Exército escolhido por Lula, general Tomás Paiva.
À coluna Mourão avaliou que Paiva é um “excelente profissional” e tem o “conhecimento e a liderança necessários ao momento” que as Forças Armadas vivem.
“O momento é de afirmação dos valores militares, de não permitir influência política em assuntos internos e de manter os integrantes do Exército unidos e coesos”, afirmou Mourão, que é senador eleito pelo Rio Grande do Sul.
No fim de semana, Mourão havia criticado a troca no comando do Exército. Segundo ele, a mudança poderia alimentar uma crise do governo Lula com as Forças Armadas.
“Se o motivo foi tentativa de pedir a cabeça de algum militar, sem que houvesse investigação, mostra que o governo realmente quer alimentar uma crise com as Forças e em particular com o Exército. Isso aí é péssimo para o país”, disse Mourão ao jornal Folha de S.Paulo.
Como noticiou a coluna, a gota d’água para Lula exonerar o general Julio Cesar de Arruda do comando do Exército foi a recusa do militar em cumprir uma ordem de dispensa.
Arruda teria resistido a dispensar o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de Jair Bolsonaro, do comando do Batalhão de Ações e Comandos de Goiânia.
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles