Por Itatiaia
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ofereceu uma denúncia por transfobia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) por causa de um vídeo que ele divulgou em junho do ano passado criticando a presença de uma aluna trans em um banheiro feminino em uma escola de Belo Horizonte.
Em suas redes sociais, Nikolas mostra o vídeo que teria sido gravado por sua irmã dentro do banheiro questionando a aluna trans. Na época, Nikolas era vereador de Belo Horizonte.
“A pessoa entra, gera constrangimento para outras meninas e você deve ficar calado? Eu te aconselho tirar seu filho dessa escola. Colocar em uma escola em que tenha um banheiro para homens e para as mulheres”, afirmou o então vereador no vídeo que foi publicado em seu canal do YouTube.
A denúncia apresentada pelo MP de Minas na terça-feira (4) foi divulgada pela revista Veja nesta quinta-feira (6) e confirmada pela reportagem da Itatiaia.
O MP pede que a Justiça condene o deputado federal pelo crime de transfobia, que tem pena prevista de dois a cinco anos de prisão, pague uma indenização por dano moral coletivo e também perca seu mandato parlamentar.
Procurado para comentar o caso, o deputado Nikolas Ferreira disse que não foi informado sobre a denúncia do MP.
Foto: Câmara dos Deputados