Home Brasil MP pede investigação sobre apagão de dados do governo Bolsonaro

MP pede investigação sobre apagão de dados do governo Bolsonaro

23 de julho de 2024, 12h57 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou, nesta terça-feira (23), uma investigação sobre o apagão de dados do Ministério do Meio Ambiente ocorrido durante o governo Bolsonaro. No dia 13 de julho, a pasta retirou do ar documentos públicos de quase 30 anos, incluindo um estudo de 2015 que alertava sobre fortes chuvas no Sul do Brasil e outras crises climáticas.

O ministério admitiu que vários arquivos “ficaram extraviados” entre 2019 e 2022, período em que o site da pasta foi reformulado. A pasta também revelou que só recentemente conseguiu recuperar o material.

“Flagrante atentado ao interesse público, com prejuízo não só à transparência devida pela administração pública e ao acesso à informação eventualmente valiosa para pesquisadores da área da preservação ambiental e para o controle social dos atos de gestão, mas sobretudo de atitude ilegal que gerou tragédias em razão de apagão de informações necessárias ao seu combate, inclusive à sua prevenção”, escreveu o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário