A empresa de logística MRS solicitou nesta quarta-feira (1º/12/21) autorização do governo federal para construir e operar cinco segmentos ferroviários (quatro deles em Minas Gerais e um entre São Paulo e o Mato Grosso do Sul), pedido formalizado durante evento, em Juiz de Fora, com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
O trecho entre as cidades norte-mineiras de Unaí e Pirapora foi um dos focos de interesse e proposta da empresa para transporte de grãos. Após aprovação, deverá ser apresentado projeto e planejamento conforme prazos da legislação e condicionantes.
“Importante passo para o setor no Norte de MG, neste caso para facilitar o escoamento da produção de frutas do Jaíba e Gorutuba, além de grãos do Noroeste de Minas. Minha luta parlamentar pela reativação das linhas ferroviárias na nossa região é antiga, com o objetivo de gerar empregos, renda, redução de custos, desenvolvimento e melhoria do transporte de cargas e passageiros”, comemorou o deputado Gil Pereira.
Pró-Ferrovias Mineiras
Estes são alguns dos seus recentes requerimentos apresentados na Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da Assembleia Legislativa, para reativação do transporte de cargas e passageiros por linha férrea na região, e encaminhados inclusive à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): RQC 12.154/18, RQC 7.483/20, RQN 7.297/21 e RQC 9.850/21.
Gil Pereira ressaltou, ainda, a importância da reativação do trecho BH/Montes Claros/Salvador e Ferroanel de Montes Claros, conforme sua solicitação.
“Destaco também a importância social e econômica dessa ligação ferroviária para o Norte de Minas, para transportar passageiros e mercadorias, na rota entre Belo Horizonte, Montes Claros e a Bahia, interligando Sete Lagoas, Curvelo, Corinto, Buenópolis, Joaquim Felício, Bocaiuva, Montes Claros, Capitão Enéas, Janaúba, Porteirinha, Mato Verde, Pai Pedro, Monte Azul e Espinosa”, afirmou ele.
Empresa
A empresa também pediu autorização para operar outros quatro segmentos ferroviários: Três Lagoas/MS a Panorama/SP – 100 km de extensão para o transporte de celulose); Varginha a Andrelândia/MG – 143 km para transporte de café; Ouro Preto a Conceição do Mato Dentro/MG – segmento com 213 km de extensão para transporte de minério de ferro e produtos siderúrgicos; e Rio Acima a Belo Horizonte/MG – trecho de 42 km para transporte de minério de ferro.
A solicitação quíntupla faz da companhia a que solicitou mais trechos até o momento. São segmentos voltados ao transporte de carga geral, estimada em 87,3 milhões de TU por ano.
Desde 1996, a MRS atua no setor como concessionária, administrando 1.643 quilômetros nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, mas, agora, pretende implantar projetos a partir do zero (greenfields).
Previsão de investimentos
Com cinco novos pedidos apresentados, o programa federal Pro Trilhos chegou a 36 requerimentos de 20 diferentes empresas privadas para construir e operar novas ferrovias, via instrumento de outorga por autorização. Agora, são projetados R$ 150 bilhões em investimentos para ampliar a malha ferroviária nacional com 11.142 quilômetros de extensão em novos trilhos, cortando 14 unidades da Federação. Todos os requerimentos protocolados junto ao Ministério da Infraestrutura são apreciados pela equipe da Secretaria Nacional de Transporte Terrestres (SNTT) e da ANTT.
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