Por Itatiaia
Embora a disputa pelo Senado pareça mais provavél, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), pode ser candidato ao Governo de Minas em 2026. Há conversas de bastidores de que ele teria, inclusive, uma equipe de articulação montada pra enfrentar o pleito.
Na semana passada, ele esteve em Brasília onde se encontrou com o senador Carlos Viana (Podemos) que deve ser candidato a prefeito na próxima eleição, motivo que o levou a deixar o PL. O partido Liberal planeja lançar o nome de Bruno Engler para a prefeitura. O deputado Nikolas Ferreira (PL), conforme nos informamos em primeira mão na coluna, deve ser candidato ao Governo do Estado.
Embora Kalil não fale sobre o assunto, pessoas próximas afirmam que ele não estará no mesmo grupo que o PT, porque o compromisso dele era “com o presidente Lula” e não com o partido. Os petistas também pretendem participar ou apoiar outro candidato ao pleito.
Aqui na capital federal, ele disse à coluna apenas que não vai “jogar no lixo os 4 milhões de votos” que teve na última eleição.
O ex-prefeito esteve com Viana, mas não se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nem com o ministro Alexandre Silveira (PSD), que é do partido dele e do prefeito Fuad Noman (PT), que assumiu quando ele renunciou ao segundo mandato para disputar como candidato a governador.
Além de Kalil e Nikolas Ferreira, o vice-governador Mateus Simões (Novo) deve também pode disputar o cargo.
Foto: Amira Hissa