A vereadora Nely Aquino (Podemos) foi reeleita presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) em votação que durou cerca de três horas nesta sexta-feira (1º). A parlamentar, que também está no segundo mandato na Casa, obteve 34 votos, contra 7 da sua oponente, a vereadora Duda Salabert (PDT).
A mesa eleita é composta, além da titular, do primeiro vice-presidente, Henrique Braga; do segundo vice-presidente, Reinaldo Gomes; do secretário-geral, Cláudio do Mundo Novo; do primeiro secretário, Juliano Lopes, e do segundo secretário, Wilsinho da Tabu.
“Cheguei aqui há quatro anos. Sou uma mulher criada na periferia, mulher de luta, de uma família humilde, mas que trabalhou e trabalha muito, e acredito na mudança das pessoas, da sociedade, através da união, do diálogo, da conversa”, disse Nely no discurso.
A parlamentar destacou ter sido a primeira mulher em primeiro mandato a ocupar a presidência da Casa. “E eu sou a primeira mulher a assumir a presidência por duas vezes”, complementou.
Nova legislatura
Nesta dia de hoje foi aberta a 19ª Legislatura da Câmara Municipal da capital mineira conforme já adiantou o blog. Em solenidade realizada no Plenário Amynthas de Barros, com acesso restrito em função das medidas contra o coronavírus, tomaram posse os 41 vereadores eleitos para o exercício 2021-2024.
Na mesma reunião também foram empossados, de forma remota, o prefeito reeleito Alexandre Kalil (PSD) e o vice Fuad Noman (PSD). Em seu pronunciamento oficial, o chefe do Executivo destacou a pluralidade que caracteriza a cidade, “de LGBTs, de cristãos, de evangélicos, de negros, de brancos”, e falou também da relação harmoniosa com o Legislativo, que deverá continuar.
Foto: Abraão Bruck CMBH
Com notícias Câmara