O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta sexta-feira (27) que irá acionar o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar a legalidade dos gastos públicos relacionados à atuação da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja.
O parlamentar mineiro também pretende solicitar uma apuração do Ministério Público Federal, para checar possíveis casos de improbidade administrativa.
“Janja tem promovido shows com verbas públicas, além de realizar gastos milionários em viagens e hospedagens em hotéis de luxo. Esse tipo de prática, sem a devida transparência, contrasta com o cenário fiscal do país e acende um alerta para a utilização inadequada dos recursos dos cidadãos”, ponderou o deputado.
Ainda na petição, Nikolas pretende destacar que Janja tem mantido um gabinete próprio, fazendo o uso de servidores públicos para promover a imagem da primeira-dama nas redes sociais, conforme o Estadão.
A equipe de Janja custaria cerca de R$ 160 mil aos cofres públicos por mês, segundo a reportagem.
“O uso de servidores públicos para promover a imagem da primeira-dama da agência em suas redes sociais também configura um grave desvio de função, conforme apontam os indícios de uso indevido da estrutura pública para fins pessoais”, argumentou Nikolas.
Com informações da Itatiaia.
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.