Por Estado de Minas
A ativista Greta Thunberg discursou, nesta sexta-feira (10/9), no Senado Federal, sobre a atuação de líderes no Brasil em relação ao meio ambiente. De acordo com ela, algumas atuações são “completamente vergonhosas”, principalmente quando o assunto é os povos indígenas.
“As coisas que os líderes do Brasil estão fazendo agora são completamente vergonhosas. Especialmente à luz da maneira como vem tratando os povos indígenas e a natureza”, disse.
A ativista participou da sessão temática sobre os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU).
A jovem relembrou que a crise climática não começou no Brasil, mas que o país acaba sendo um dos responsáveis pela quantidade de combustíveis adicionados às queimadas e incêndios.
“O Brasil, com certeza, não começou essa crise. Mas seus líderes estão adicionando muito combustível ao incêndio. E só porque os líderes do norte global falharam — e, sim, eles estão falhando — não há desculpa para o Brasil não ter um papel diferente”, disse.
A ativista ficou famosa quando tinha 13 anos e começou a protestar contra medidas invasivas na natureza. Hoje, com 18 anos, Greta é um dos maiores nomes quando o assunto é proteção do meio ambiente.
Foto: Pedro França/Agência Senado