Home Energia Norte de Minas receberá um dos maiores parques de energia solar das Américas

Norte de Minas receberá um dos maiores parques de energia solar das Américas Produção de energia solar do complexo poderá abastecer mais de 1,2 milhões de famílias e gerar 600 vagas de emprego.

24 de julho de 2020, 17h17 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O projeto de construção para um dos maiores parques de energia solar das Américas será instalado na cidade de Janaúba, no Norte de Minas. Com previsão de entrega para o ano de 2023, o empreendimento terá inicio ainda este ano.

Com a criação do complexo de energia solar, mais de 600 vagas de empregos serão geradas diretamente para os brasileiros. O valor do investimento é de R$ 3 bilhões.

Segundo Walter Fróes, consultor da Solatio e presidente da CMU, empresa parceira, o contrato para o inicio das obras envolvendo o parque de energia solar gira em torno de duas empresas – Solatio, uma desenvolvedora de projetos solares e também a Brookfield Energia Renovável. Walter Fróes, que é consultor da Solatio e presidente da CMU, empresa parceira.

O empreendimento deverá gerar energia suficiente para abastecer cerca de 1,2 milhão de residências e sua construção está prevista para iniciar ainda em 2020. A conclusão está prevista para 2022 ou 2023. Segundo comunicado, a transação está sujeita a condições usuais de fechamento, e deve ser finalizada até o quarto trimestre deste ano.

Essa é a segunda aquisição de empreendimento solar dessa divisão da Brookfield somente neste ano no Brasil. A empresa estreou em janeiro no setor fotovoltaico com a compra de um complexo de 370 MWp, localizado no Ceará, e atualmente em construção.

De acordo com a Agência Canal Energia, após a finalização destas construções, a Brookfield atingirá uma capacidade instalada superior a 3 GW no Brasil, com ativos hídricos, eólicos, de biomassa e solares. A Solatio possui origem espanhola e está presente no país desde 2009, sendo pioneira no segmento fotovoltaico. Com essa transação, a Solatio totaliza mais de 4,6 GWp (Potencial de Aquecimento Global) de projetos desenvolvidos e vendidos.

Foto: Freepik

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário