A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inicia, nesta sexta-feira (8), duas novas linhas de ônibus para atender as regiões Norte, Pampulha e Venda Nova. Entre as ações está os ajustes nos itinerários das linhas 5106 (Bandeirantes/BH Shopping) e 614 (Estação Pampulha/Céu Azul A, via Av. Portugal).
A linha 513 (Estação Pampulha/Dandara, via Braúnas) vai conectar o Bairro Dandara à Estação Pampulha durante os dias úteis. A nova rota vai facilitar o acesso aos bairros Trevo e Braúnas e também ao Centro de Saúde Trevo. É uma linha que foi criada para atender ao pedido da comunidade do Bairro Dandara. A linha 614 vai ser ampliada com partidas na Rua José Rocha Paixão, Bairro Céu Azul Essa sublinha vai operar nos dias úteis, substituindo as viagens com início na Estação Pampulha.
Já a linha 5106 contará com um novo serviço para atender a Vila Paquetá, na Pampulha, durante os dias úteis. Esse acréscimo, fruto de uma solicitação da comunidade, incluirá paradas nas ruas Bérgamo e Campobasso, na ida e na volta do centro da cidade, melhorando o acesso ao transporte coletivo na região.
Na nova linha 646 os usuários vão pagar a tarifa de R$ 4,20, menor que a praticada na sublinha 64 (R$4,50) que faz o mesmo atendimento ao Zoológico aos domingos e feriados. Segundo a Prefeitura, folhetos foram distribuídos nos ônibus e na região para informar aos passageiros.
A prefeitura afirmou que as novas viagens fazem parte das ações de melhoria do transporte público implementadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. “Desde julho, com a sanção da Lei 11.458/23, que dispõe sobre a remuneração complementar do transporte coletivo convencional, já foram acrescidas 1.614 novas viagens, sendo 999 em dias úteis e 615 nos finais de semana. Também já foram incorporados à frota 423 veículos, trazendo ao município ônibus mais modernos, com ar-condicionado, suspensão a ar e menores níveis de poluentes.
Também foi determinado aos consórcios um aumento de 10% nas viagens do transporte coletivo municipal até o final do ano, saltando das 21,7 mil viagens por dia útil para 23.870. Os acréscimos de viagens levam em consideração as contribuições da população sobre necessidades de ajustes no sistema de transporte público, mas também estudos técnicos realizados pela equipe da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) para melhor atender o cidadão”, diz nota da PBH.
Foto: Divulgação/PBH.