Entre os atuais parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), três deputadas e seis deputados disputarão as eleições municipais de 2020, todos visando o cargo de prefeita ou prefeito. O prazo para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral venceu no último sábado (26).
Os nove candidatos representam 11,68% dos 77 parlamentares estaduais. Nem todos, no entanto, poderão ser eleitos, uma vez que alguns disputam o mesmo cargo nos municípios de Belo Horizonte e Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Os demais parlamentares da lista são candidatos em Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Uberaba (Triângulo) e Sete Lagoas (Região Central).
Entre os candidatos, seis estão em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa: Bruno Engler (PRTB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Leninha (PT), Professor Irineu (PSL) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade).
Douglas Melo (MDB) está em seu segundo mandato na ALMG, enquanto que a deputada Marília Campos (PT) e o deputado João Vítor Xavier (Cidadania) exercem seu terceiro mandato no Parlamento mineiro.
Sete dos candidatos também já exerceram a função de vereador nos mesmos municípios em que disputam agora o cargo de prefeito. É o caso das deputadas Delegada Sheila (Juiz de Fora) e Marília Campos (Contagem), e dos deputados Delegado Heli Grilo (Uberaba), Douglas Melo (Sete Lagoas), João Vítor Xavier (Belo Horizonte), Professor Irineu (Contagem) e Professor Wendel Mesquita (Belo Horizonte).
A deputada Marília Campos é a única que já exerceu o cargo de chefe do Executivo municipal, tendo sido eleita prefeita de Contagem em 2004 e reeleita em 2008.
O período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão ocorrerá entre 9 de outubro e 12 de novembro. O primeiro turno eleitoral será em 15 de novembro.
Com informações da ALMG.
Foto: Guilherme Dardanhan.