Durante a madrugada deste domingo (8), um novo deslizamento de terra — com uma pilha de rejeitos de mineração — soterrou cinco imóveis em Conceição do Pará, a 120 km de Belo Horizonte.
As construções estavam vazias, já que os moradores haviam sido realocados em hotéis o sábado (7), quando outro desmoronamento da mesma pilha atingiu uma casa. Não houve vítimas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 17 casas, que estão em uma área de risco, foram evacuadas. De acordo com a empresa responsável, a Jaguar Mining, uma equipe interna identificou uma anomalia na pilha de rejeitos durante uma inspeção.
A companhia informou que implementou medidas de segurança e oficiou os órgãos fiscalizadores e regulatórios imediatamente após a identificação do deslizamento.
Além disso, foi criada uma força-tarefa para gerenciar a situação e as operações na unidade estão suspensas. A comunidade de Casquilho de Cima também está em processo de evacuação. A empresa vai divulgar em suas redes sociais telefones para o atendimento aos moradores.
A Agência Nacional de Mineração determinou a interdição imediata da mina.
A equipe de fiscalização da ANM realizou vistoria in loco após a comunicação do ocorrido e identificou risco iminente para a segurança da estrutura, da comunidade e do meio ambiente, efetuando a interdição e a suspensão imediata de todas as atividades do empreendimento.
Com informações do R7.
Foto: /Shirley Barroso/Record Minas/08.12.2024.