O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (9) seu mais recente balanço sobre os casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O vírus é o responsável pela epidemia da doença batizada de Covid-19.
Os números apontam:
• 930 casos suspeitos, eram 663 casos suspeitos no domingo (9), um aumento de 40%;
• 25 casos confirmados até 12h, mesmo número do levantamento anterior;
• 685 descartados
Depois do balanço federal, o Rio de Janeiro divulgou a confirmação de mais cinco casos, que só serão considerados pelo Ministério da Saúde no balanço de terça. Com as novas confirmações, o Brasil passa a ter 30 casos confirmados de Covid-19.
Pacientes internados
Entre os 25 confirmados no balanço, quatro pacientes estão hospitalizados. O ministério apontou que três pacientes têm hipertensão, um tem diabetes e um, doença pulmonar.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, explicou que novos casos devem ser incluídos, mas eles não foram acrescentados já no atual balanço, que traz as informações relatadas pelas secretarias estaduais de saúde somente até as 12h desta segunda.
Segundo a pasta, todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável.
Os pacientes retornaram de viagens à Europa, entre os dias 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas. Quatro deles recorreram à rede de saúde particular e um recebeu atendimento médico domiciliar.
Os outros três casos são de mulheres. Duas moradoras da capital, de 42 e 52 anos, viajaram juntas para a Itália. A outra, de 27 anos, esteve na Itália (na Lombardia, região mais atingida pelo surto no país) e Alemanha entre 9 e 23 de fevereiro.
Mesmo com a confirmação destes novos cinco casos, o secretário estadual de saúde, Edmar Santos, afirma que o estado permanece em “Nível Zero” no plano de contingência.
“Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, diz, em nota. A Secretaria estadual de Saúde acompanha, ainda, 123 casos suspeitos, sendo 58 na capital e 18 em Niterói. Dentre estas há sete turistas estrageiros.
Além dos pacientes confirmados, foram registrados 930 casos suspeitos, um aumento em relação ao total de ontem (8), quando o Ministério da Saúde contabilizou 663 pessoas nessa situação. Já os pacientes com infecção descartada pelas autoridades de saúde ficaram em 685.
São Paulo segue liderando, com 16 casos. Além dos episódios no estado, foram identificados três no Rio de Janeiro, dois na Bahia, um no Distrito Federal, um no Espírito Santo, um em Alagoas, e um em Minas Gerais.
Já no tocante aos casos suspeitos, São Paulo também está na frente (322), seguido de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (122), Rio Grande do Sul (112) e Bahia (46). No recorte por região, o Sudeste concentra o maior número de pacientes com suspeitas (567), seguido do Sul (188) e Nordeste (96).
Coronavírus no mundo
Os casos em todo o mundo passaram dos 105 mil, espalhados por 101 países. Eles provocaram 3,5 mil mortes, o que resulta em uma taxa de letalidade de 3,4%. A China é responsável por 89,5 mil casos, com 3,1 mil óbitos. Já a Europa totalizou até o momento 9,5 mil pessoas infectadas.
Com informações da Agência Brasil e O Globo.
Foto: Thomas Samson | AFP