Das 44 mortes divulgadas até o momento segundo o último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, 13 óbitos foram registrados em Belo Horizonte e 13 na região metropolitana da capital. Nas demais cidades do Estado, 18 pessoas perderam á vida e 19 ainda estão desaparecidas.
Dos afetados pelas chuvas intensas dos últimos três dias, o que provocou enchentes, inundações e deslizamentos, 13.887 tiveram que abandonar suas casas e 3.354 pessoas estão desabrigadas, cujo necessitam de ajuda do governo pela habitação ter sido afetada ou esteja ameaçada.
Os números de vítimas até agora são de 17.316 segundo os dados.
Veja o último boletim
Previsão do Tempo
A segunda feira (27) será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Os termômetros oscilarão entre 17°C e 28°C, com umidade relativa do ar em torno de 55% à tarde segundo a previsão do Climatempo.
Recursos
O Governador Romeu Zema (Novo) disse neste domingo, após sobrevoo em areas afetadas em Minas, acompanhado de prefeitos e do ministro da Integração Nacional, Gustavo Canuto, que a prioridade é a ajuda humanitária. Segundo ele, obras emergenciais serão feitas assim que for possível, devido as condições do tempo.NConforme o governador, os pontos mais atingidos são aqueles que têm ocupação desordenadas e algumas pessoas vivem em “verdadeiros despenhadeiros”. Ele destacou ainda que a solução do problema é de longo prazo, como um “plano habitacional”.
Sobre o raio x da situação crítica no Estado, o governo federal anunciou que R$ 90 milhões disponíveis para liberação imediata aos municípios atingidos por chuvas. A informação é do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
De acordo com o ministro, há possibilidade de aumentar os recursos com remanejamento orçamentário. Técnicos do ministério estão à disposição das prefeituras municipais para capacitar e ajudar municípios na solicitação formal dos recursos emergenciais. “É essencial preparar as cidades”, disse o ministro em entrevista coletiva hoje em BH.
Segundo ele, o objetivo “é não deixar que os papéis atrapalhem neste momento”. O governo deve publicar ato reconhecendo a situação dos municípios para a liberação dos recursos. Além dos recursos emergenciais, Canuto dissse que será antecipado o pagamento do Bolsa Família para famílias atingidas que estão inscritas no programa. Pessoas afetadas também poderão fazer saques no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Em outra frente de atendimento à população, o Ministério da Saúde está distribuindo medicamento e identificando hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de necessitados.
Na parte da tarde, Zema sobrevoou a cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata. Nesse sábado, o município decretou situação de emergência e chegou a fazer um comunicado oficial sobre o transbordamento de uma represa que fica no município. Segundo a prefeitura da Manhuaçu, através de sua assessoria, um homem foi tentar atravessar uma avenida alagada e foi levado pela correnteza da represa que fica no município. Ueldison Carlos Cruz, de 33 anos, segue nas estatísticas com a única vítima fatal registrada até agora em Manhuaçu por causa das chuvas.
Risco geológico
A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou um novo alerta de risco geológico neste domingo válido até a próxima sexta-feira (31). O risco de solo encharcado em BH, segundo o órgão, pode provocar novos deslizamentos, quedas de muros e erosões.
Áreas de instabilidade atmosféricas devem provocar pancadas de chuva isoladas, com rajadas de vento em torno de 40 km/h. Volume previsto até 20 mm é válido até 8h de segunda-feira (27).
O órgão orienta que caso perceba alguns sinais de risco, a Defesa Civil de cada município deve ser acionada, por meio do telefone 199. A Defesa Civil de BH recomenda ainda a saída imediata de casas nas quais fiquem visíveis sinais de desmoronamento.
Imagem: Agência Brasil