Home Belo Horizonte O Festival Literário Internacional de BH já começou

O Festival Literário Internacional de BH já começou O evento acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, e as inscrições para a seleção dos participantes das oficinas e lançamento de livros que integram a programação do Festival já estão abertas.

25 de setembro de 2019, 20h34 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH), realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, começa nesta quarta-feira (25) com várias atrações e prossegue até o próximo domingo (29). As atividades acontecerão no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Abordando a temática “Do Livro à Voz: Narrativas Vivas” e com curadoria da poeta Nívea Sabino e da ilustradora Marilda Castanha, o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte apresenta ao público mineiro cinco dias de programação gratuita e diversificada. Até domingo (29), serão ofertadas mais de 50 atrações, divididas entre palestras, rodas de conversa, oficinas, saraus, narrações de histórias, exposições, espaço literário, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com escritores e escritoras independentes, mostra de cinema e literatura, biblioteca e intervenções urbanas.

Um destaque do Festival é a presença de grandes escritores, ilustradores, críticos e especialistas nacionais e internacionais. Do Brasil, estão participando, por exemplo, o escritor e historiador que é referência mundial sobre a história da escravidão no século XlX, João José Reis (BA), o poeta e artista visual Ricardo Aleixo (BH); a contadora de histórias Édina Calegaro (SC) e o ilustrador Edson Ikê (SP).

Do exterior a programação conta com a argentina Anabella López, ilustradora e escritora; Cláudia Magnani (Itália), antropóloga e professora de Literatura Italiana na Fundação Torino; a artista Cláudia Manzo (Chile); e com Silvia Castrillón (Colômbia), referência internacional em políticas públicas de leitura.

Nessa edição, o FLI-BH homenageia o poeta Adão Ventura (1939-2004), mineiro nascido em Santo Antônio do Itambé, e autor do clássico “A cor da pele” – importante conjunto de poemas sobre o tema da negritude e do racismo. E faz menção honrosa a dois renomados escritores: a carioca radicada em Minas Gerais, Leda Maria Martins, e o mineiro do Vale do Rio Doce, Ailton Krenak.

As oficinas acontecem no Centro de Referência da Juventude – CRJ (Praça da Estação, s/n, Centro) e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro), enquanto os lançamentos de livros acontecem apenas no Parque. As inscrições começam no dia 11 de setembro e vão até às 23h59 do dia 19 de setembro. A programação de todo o evento está disponível em: http://www.fli.pbh.gov.br/.

Foto: Thaina Nogueira/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário