Home Brasil O que se sabe sobre os detalhes e a segurança na posse de Lula

O que se sabe sobre os detalhes e a segurança na posse de Lula Decisão sobre desfile em carro aberto ou fechado só será tomada no dia da posse do presidente eleito

27 de dezembro de 2022, 17h30 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Itatiaia

Eleito no segundo turno das eleições de outubro com mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobe a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, no próximo domingo (1º), assumindo a Presidência da República pela terceira vez.

Pelo menos 300 mil pessoas são esperadas para a cerimônia oficial de posse, prevista para começar às 14h, contando com uma série de eventos, além do tradicional desfile de carro pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.

Depois da prisão de George Washington de Oliveira Sousa, investigado por planejar atentado para “promover o caos” em Brasília, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, informou alguns reforços para a posse do presidente eleito, marcada para o próximo domingo (1º).

Nesta terça-feira (27), Dino anunciou que a equipe de transição pretende entrar com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o porte e a posse de armas no Distrito Federal até 3 de janeiro, com objetivo de garantir maior segurança às autoridades e ao público presente.

Desfile de Lula vai ocorrer em carro aberto ou fechado?

A decisão sobre o carro em que Lula desfilará deve ser tomada no próprio dia da posse. Tradicionalmente, o presidente eleito desfile no Rolls-Royce presidencial, que é aberto. Foi o que ocorreu na posse do dia 1º de janeiro de 2003.

Foto: Victor Soares/Agência Brasil

Além dessa possibilidade, a equipe de Lula estuda uma alternativa, para que o desfile aconteça em um carro fechado e blindado. Nesta terça, o futuro ministro da Justiça afirmou que o planejamento é dinâmico e deve ser reexaminado até a data da posse, considerando a segurança do presidente eleito e fatores climáticos.

Participação popular

Em entrevista à Globonews, realizada nessa segunda-feira (26), Dino destacou os reforços da segurança no evento. Apesar disso, o ex-governador destacou que não existem orientações para que não exista participação popular na data que marca o início do terceiro mandato de Lula.

“Reafirmamos que a posse vai ocorrer com ampla participação popular, tanto na Esplanada, quanto na parte cultural”, destacou.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Quantos chefes de Estado estarão presentes na posse de Lula?

Pelo menos 53 delegações estrangeiras compostas por chefes de Estado, chefes de governo e ministros estarão presentes na posse de Lula. Até o momento, chefes de Estado de 17 têm presença confirmada para a cerimônia: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai, Zimbábue e o rei da Espanha.

Foto: Marcello Casal Jr

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário