Por Itatiaia
Eleito no segundo turno das eleições de outubro com mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobe a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, no próximo domingo (1º), assumindo a Presidência da República pela terceira vez.
Pelo menos 300 mil pessoas são esperadas para a cerimônia oficial de posse, prevista para começar às 14h, contando com uma série de eventos, além do tradicional desfile de carro pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.
Depois da prisão de George Washington de Oliveira Sousa, investigado por planejar atentado para “promover o caos” em Brasília, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, informou alguns reforços para a posse do presidente eleito, marcada para o próximo domingo (1º).
Nesta terça-feira (27), Dino anunciou que a equipe de transição pretende entrar com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o porte e a posse de armas no Distrito Federal até 3 de janeiro, com objetivo de garantir maior segurança às autoridades e ao público presente.
Desfile de Lula vai ocorrer em carro aberto ou fechado?
A decisão sobre o carro em que Lula desfilará deve ser tomada no próprio dia da posse. Tradicionalmente, o presidente eleito desfile no Rolls-Royce presidencial, que é aberto. Foi o que ocorreu na posse do dia 1º de janeiro de 2003.
Além dessa possibilidade, a equipe de Lula estuda uma alternativa, para que o desfile aconteça em um carro fechado e blindado. Nesta terça, o futuro ministro da Justiça afirmou que o planejamento é dinâmico e deve ser reexaminado até a data da posse, considerando a segurança do presidente eleito e fatores climáticos.
Participação popular
Em entrevista à Globonews, realizada nessa segunda-feira (26), Dino destacou os reforços da segurança no evento. Apesar disso, o ex-governador destacou que não existem orientações para que não exista participação popular na data que marca o início do terceiro mandato de Lula.
“Reafirmamos que a posse vai ocorrer com ampla participação popular, tanto na Esplanada, quanto na parte cultural”, destacou.
Quantos chefes de Estado estarão presentes na posse de Lula?
Pelo menos 53 delegações estrangeiras compostas por chefes de Estado, chefes de governo e ministros estarão presentes na posse de Lula. Até o momento, chefes de Estado de 17 têm presença confirmada para a cerimônia: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai, Zimbábue e o rei da Espanha.
Foto: Marcello Casal Jr