Home Brasil Onda de calor volta a atingir Brasil, mas risco de tempestades se mantém

Onda de calor volta a atingir Brasil, mas risco de tempestades se mantém

13 de dezembro de 2023, 18h29 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Após um período de temperaturas mais amenas no último fim de semana, uma nova onda de calor está retornando ao Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de risco à saúde, abrangendo o período de 14 a 17 de domingo, indicando que as temperaturas devem superar a média em até 5ºC, persistindo por 3 a 5 dias. Nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Florianópolis, a previsão é de temperaturas em torno dos 30°C.

O alerta de onda de calor engloba extensas áreas das regiões sul, sudeste e centro-oeste, incluindo partes do norte e nordeste. No Rio de Janeiro, apesar do aumento da temperatura, a mínima permanece em 21°C, com previsão de uma quarta-feira (13) nublada. Em São Paulo, a mínima será de 17°C, com muitas nuvens durante o dia.

Porto Alegre experimentará uma variação de temperatura significativa, com mínima de 21°C e máxima de 33°C. As chuvas estão previstas para chegar na quinta-feira (14) e continuar até o final da semana.

Belo Horizonte e Vitória devem enfrentar chuvas a partir desta quarta-feira (13), mas com a persistência do calor. Em Vitória, a temperatura pode atingir 34°C até sexta-feira (15).

O Inmet também emitiu alertas para tempestades até as 18h da quarta-feira em vários estados, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos (40-60 km/h) e possibilidade de queda de granizo. Há baixo risco de cortes de energia elétrica, danos às plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos, de acordo com o Instituto. Estados como Acre, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Roraima, Tocantins, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia estão sob alerta.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Fabiana Dias/Pinterest.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário