Home Brasil Os nomes que Eduardo Bolsonaro defende na disputa à Prefeitura de BH em 2024

Os nomes que Eduardo Bolsonaro defende na disputa à Prefeitura de BH em 2024 Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro defende os deputados Bruno Engler e Nikolas Ferreira como opções do PL na eleição municipal

13 de abril de 2023, 16h49 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Itatiaia

Bruno Engler, deputado estadual, e Nikolas Ferreira, deputado federal: essas são as possibilidades defendidas por Eduardo Bolsonaro para representar o Partido Liberal (PL) na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 2024. Nesta quinta-feira (13), durante passagem pela capital mineira, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre mandato na Câmara dos Deputados por São Paulo, elogiou a dupla de parlamentares mineiros. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, ele disse vê-los como candidatos competitivos caso desejem participar do próximo pleito municipal.

“Sou um dos que fala que, em BH, ou é Bruno Engler ou é Nikolas Ferreira. Um dos dois vai ser prefeito de Belo Horizonte”, afirmou. “Bruno Engler tem todos os ingredientes necessários e, inclusive, já foi candidato a prefeito. Por outro lado, Nikolas foi o deputado federal mais votado do Brasil. Qualquer um dos dois vai estar em boas mãos. Acho que eles vão chegar a um bom acordo”, completou.

Conforme apurou a Itatiaia, Engler e Nikolas são, mesmo, cotados para disputar a Prefeitura de BH. O deputado estadual é bem avaliado internamente no PL já para 2024. Já o parlamentar federal, campeão de votos no ano passado, é tido como alguém que pode alçar voos ainda maiores, como a corrida ao governo mineiro em 2026.

O atual prefeito, Fuad Noman (PSD), ainda não decidiu se vai tentar a reeleição. Ele está no posto desde março do ano passado, quando o correligionário Alexandre Kalil renunciou para disputar a eleição estadual. Na visão de Eduardo Bolsonaro, Kalil pode ter dificuldades para emplacar um candidato de seu grupo político — o que abriria, em tese, espaço a um concorrente à direita.

“(A candidatura de Engler ou Nikolas) é o tipo de cenário que todo conservador gosta de ver. (Para) todo trabalhador, que preza pela família, apoia a ordem e a polícia e não se deixa convencer pela inversão de valores do politicamente correto e da cultura do cancelamento, é o cenário ideal”, falou o “03”.

‘Tour’ de Bolsonaro pode compor equação

Jair Bolsonaro venceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na etapa belo-horizontina do segundo turno de 2022. O capitão reformado obteve 54,25% dos votos válidos da cidade, ante 45,75% do petista, que venceu a disputa nacional. De volta ao Brasil após mais de três meses nos Estados Unidos (EUA), o ex-presidente deve começar, em breve, a viajar o país para eventos políticos.

Em 2020, Bolsonaro deu apoio público a Bruno Engler, que terminou a eleição belo-horizontina em segundo lugar, atrás de Kalil. O então presidente da República resolveu não se envolver na grande maioria dos embates locais — o apoio ao deputado estadual, chamado pelo capitão reformado de “candidato gordinho”, foi uma das raras exceções.

Segundo Eduardo Bolsonaro, no ano que vem o pai deve ter mais participação na corrida rumo às prefeituras. “O presidente do PL, Valdemar (Costa Neto), aconselha muito e sugere ao presidente que caia de cabeça nas eleições municipais. Acredito que isso vai acontecer, principalmente porque o capital político do presidente Jair Bolsonaro segue intacto”, pontuou.

Foto: Adão de Souza/PBH

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário