Por Metrópoles
A 13 dias do prazo para o presidente Jair Bolsonaro (PL) desocupar o Palácio da Alvorada, residência oficial que vai abrigar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um novo caminhão de mudança foi visto entrando no local, na manhã desta segunda-feira (19/12).
Veja o vídeo do momento que o veículo entra no Alvorada:
O comboio de Bolsonaro deixou a Residência Oficial minutos antes da chegada do caminhão e se deslocou ao Palácio do Planalto, onde fica o gabinete presidencial. Desde que perdeu as eleições, Bolsonaro tem centrado os despachos no Alvorada. Nesta segunda, ele não tem compromissos oficiais previstos.
O Metrópoles questionou a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom) sobre a contratação do serviço, mas não obteve resposta até a última atualização deste texto. O espaço segue aberto. A reportagem tabém entrou em contato com o número indicado no caminhão, mas não obteve retorno.
Nas últimas semanas, apoiadores de Bolsonaro passaram a se concentrar em frente ao espelho d’água do Alvorada, onde o atual presidente chegou a cumprimentá-los. As visitas começaram a rarear nos últimos dias. Nesta segunda, não havia simpatizantes no local.
Granja do Torto
Outra residência oficial da Presidência da República, a Granja do Torto também terá de ser ocupada, assim como o Palácio do Jaburu, onde atualmente reside o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos).
Para usufruto do presidente, atualmente, a Granja do Torto é ocupada pelo ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes. Ele também tem o mesmo prazo para a desocupação.
Na última semana, o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), pediu a Guedes para desocupar o Torto para que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilize o imóvel até a posse, em 1º de janeiro. Segundo ele, a demanda continua sem retorno de Guedes. “O ministro da Economia está na casa, não deu sinais de quando sairá”, disse Rui Costa.
Foto: Flávia Said/Metrópoles