O papa Francisco, de 88 anos, deixou o hospital neste domingo (23) após mais de um mês de internação devido a uma pneumonia dupla. O líder da Igreja Católica esteve sob cuidados médicos no hospital Gemelli, em Roma, e fez questão de saudar os fiéis da janela da unidade de saúde.
“Obrigado a todos”, disse o pontífice ao acenar para os apoiadores reunidos do lado de fora do hospital.
“#Obrigado a todos!”
Essas foram as #palavras do #PapaFrancisco ao saudar os fiéis, romanos e turistas que foram ao Hospital Gemelli para ver o Pontífice depois de 38 dias de internação, a mais longa do seu pontificado pic.twitter.com/zccMySmpyK
— Vatican News (@vaticannews_pt) March 23, 2025
Francisco foi hospitalizado em fevereiro deste ano devido a problemas respiratórios. Segundo a equipe médica, ele está totalmente recuperado da pneumonia, embora ainda apresente a presença de alguns vírus no pulmão.
Apesar de retornar ao Vaticano, o papa deverá manter repouso por dois meses, seguindo sob acompanhamento médico. O tratamento inclui sessões de fisioterapia respiratória e exercícios para a fala. Os médicos recomendaram evitar compromissos com grandes públicos durante esse período.
Internação e recuperação
O pontífice foi internado no dia 14 de fevereiro, após sofrer um surto de bronquite que comprometeu sua capacidade de falar. Os exames identificaram uma pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana, causada por bactérias, vírus e fungos.
Durante as três primeiras semanas de hospitalização, Francisco enfrentou episódios de dificuldades respiratórias, uma leve insuficiência renal e crises intensas de tosse.
Mesmo no hospital, o papa acompanhou os exercícios espirituais da Quaresma e recebeu inúmeras demonstrações de carinho. No dia 13 de março, quando completou 12 anos de pontificado, foi presenteado com um bolo e centenas de mensagens de apoio.
Foto: Reprodução/Redes Sociais.