Home Internacional Papa Francisco tem alta hospitalar e faz primeira aparição pública em quase 40 dias

Papa Francisco tem alta hospitalar e faz primeira aparição pública em quase 40 dias O pontífice estava hospitalizado desde 14 de fevereiro.

23 de março de 2025, 20h31 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O papa Francisco, de 88 anos, deixou o hospital neste domingo (23) após mais de um mês de internação devido a uma pneumonia dupla. O líder da Igreja Católica esteve sob cuidados médicos no hospital Gemelli, em Roma, e fez questão de saudar os fiéis da janela da unidade de saúde.

“Obrigado a todos”, disse o pontífice ao acenar para os apoiadores reunidos do lado de fora do hospital.

Francisco foi hospitalizado em fevereiro deste ano devido a problemas respiratórios. Segundo a equipe médica, ele está totalmente recuperado da pneumonia, embora ainda apresente a presença de alguns vírus no pulmão.

Apesar de retornar ao Vaticano, o papa deverá manter repouso por dois meses, seguindo sob acompanhamento médico. O tratamento inclui sessões de fisioterapia respiratória e exercícios para a fala. Os médicos recomendaram evitar compromissos com grandes públicos durante esse período.

Internação e recuperação
O pontífice foi internado no dia 14 de fevereiro, após sofrer um surto de bronquite que comprometeu sua capacidade de falar. Os exames identificaram uma pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana, causada por bactérias, vírus e fungos.

Durante as três primeiras semanas de hospitalização, Francisco enfrentou episódios de dificuldades respiratórias, uma leve insuficiência renal e crises intensas de tosse.

Mesmo no hospital, o papa acompanhou os exercícios espirituais da Quaresma e recebeu inúmeras demonstrações de carinho. No dia 13 de março, quando completou 12 anos de pontificado, foi presenteado com um bolo e centenas de mensagens de apoio.

Foto: Reprodução/Redes Sociais.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário