O Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido – RJ) quer criar, conseguiu coletar 82.839 assinaturas com maior intensificação nos últimos 5 dias. Os números correspondem a fichas assinadas e já entregues a cartórios eleitorais. A correria é por causa do prazo para criação do partido que vence no final de janeiro de 2020 para concorrer as eleições municipais. O processo deve ser aprovado até o início de abril, seis meses antes das eleições em outubro.
A meta para a sigla em formação é alcançar 492.015 inscrições, quantidade necessária para criação do partido, até a data estipulada, quando o judiciário retorna de recesso. Vencendo essas etapas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar o processo e as fichas que devem ser cadastradas no sistema de criação da legenda. Não há prazo definido para análise das inscrições.
Segundo o portal Poder 360, do dia 20 de dezembro até o dia 25 do mesmo mês, o grupo conseguiu recolher, em média, 16,6 mil assinaturas por dia. Se continuarem nesse ritmo, chegarão à meta em 18 de janeiro.
A expectativa do Aliança é que as assinaturas estejam prontas para entrega até, no máximo, em 7 de março. O publicitário responsável pela campanha e captação de inscrições da sigla, Sergio Lima, afirmou ao portal que, caso o prazo se cumpra, a Justiça Eleitoral teria 15 dias para conferência dos nomes e “sobraria uma folga” para que o partido em formação participe das eleições municipais de 2020.
Segundo o Aliança, as fichas já têm firma reconhecida em cartório. Por isso, o TSE só precisaria verificar se os nomes são filiados ou não a algum partido político, o que iria agilizar o processo.
Para que uma nova sigla participe de uma eleição, é necessário que todas as assinaturas estejam coletadas e validadas pela Justiça Eleitoral até 6 meses antes do pleito. Isso significa que, para o Aliança pelo Brasil estar nas urnas já nas eleições municipais de 2020, tudo tem que está finalizado até 4 de abril.
Mutirão
O partido em formação realizou uma mobilização nacional na última semana entre os apoiadores com convocação de todo o Brasil para a coleta de assinaturas. A deputada Alê Silva (PSL-MG) informou que no dia 20 de dezembro, foram recolhidas cerca de 40.000 inscrições.
Vários deputados bolsonaristas têm parado as férias para divulgar mensagens e vídeos nas redes sociais para mobilizar apoiadores. Eles pedem o preenchimento do formulário e que cada apoiador valide o documento em cartório eleitoral. De acordo com dados enviados pelo partido, 150 mil fichas para serem assinadas já foram baixadas da internet.
Com: Poder 360
Foto: Reprodução/Facebook – Aliança pelo Brasil