Home CPI Pazuello volta a depor á CPI nesta quinta-feira; primeira parte foi destacada pelo comando da comissão por diversas contradições

Pazuello volta a depor á CPI nesta quinta-feira; primeira parte foi destacada pelo comando da comissão por diversas contradições Ex-ministro precisou de atendimento médico do senado ontem. Segundo o presidente da Comissão, Omar Aziz (PSD-AM), a oitiva foi suspensa devido ao início da sessão plenária e mais de 20 inscritos.

20 de maio de 2021, 09h08 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O ex-ministro Eduardo Pazuello deve voltar a depor á CPI da Covid nesta quinta-feira (20) a partir das 9h30.

O depoimento como testemunha foi iniciado ontem (19) e suspenso pelo presidente da comissão do Senado, Omar Aziz (PSD-AM). Com isso, acabou sendo adiada também, a audiência com Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (ela seria ouvida hoje). A nova data para a audiência com Mayra Pinheiro ainda será definida.

Pazuello passou mal no intervalo da CPI da Covid nessa quarta-feira e recebeu atendimento médico no senado.

Ele sofreu uma perda de consciência momentânea, a síndrome vasovagal, sendo atendido pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico.

Em entrevista à imprensa, Alencar afirmou que o ex-ministro “poderia continuar” a dar o depoimento. “Nós já fizemos o atendimento”, disse o senador.
E acrescentou: “Ele estava muito pálido, tonto. Ele teve uma síndrome vasovagal. O sangue deixa muito o cérebro, perde a consciência, fica tonto e estava muito pálido e a pressão caiu também. Deitamos ele no sofá, o sangue refluiu para o cérebro, ele ficou corado, se recuperou, estava respirando muito bem, podia perfeitamente continuar a oitiva. Foi suspenso (o depoimento), mas não foi por nenhuma sequela.”

Otto disse também que Pazuello passou o depoimento à CPI da Covid negando tantas acusações que decidiu mentir até sobre a própria saúde.

“Até em problema de doença ele nega. Ele negou tanto na CPI que agora decidiu mentir até sobre o seu estado de saúde”, afirmou o senador ao G1.

Nos bastidores cogitou-se que a sessão tinha sido suspensa até hoje pelo mal súbito do ex-ministro, mas o senador Omar Aziz que preside a Comissão disse em suas redes sociais que o adiamento foi por causa do início da sessão plenária do Senado e que a CPI ainda tinha 23 inscritos.

“Suspendemos a sessão de hoje por conta do plenário do Senado. Ainda há 23 senadores inscritos. Voltaremos amanhã às 9h30”, anunciou o senador no Twitter.

Ao deixar a sessão ontem, Pazuello afirmou que não passou mal. Caminhando normalmente, o ex-ministro disse que estava bem e que a sessão foi adiada por causa do início da ordem do dia no plenário do Senado.

Antes de dar continuidade ao depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a CPI da Pandemia deve votar, na manha de hoje uma série de requerimentos. Entre os 27 pedidos na pauta estão a convocação do empresário Carlos Wizard, apontado como integrante de um suposto conselho paralelo de saúde, além de executivos da empresa White Martins, que fornece oxigênio para hospitais. A reunião está marcada para as 9 horas.

No requerimento de convocação de Carlos Wizard, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) lembra que Wizard é apontado como um dos integrantes de uma espécie de “ministério paralelo” de saúde, que teria atuado junto ao governo federal na defesa de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19. O requerimento é o único de convocação na pauta. Os outros pedidos de oitiva estão na forma de convite.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário