O horário para consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes de Belo Horizonte será ampliado a partir deste sábado (6).
Segundo o secretário de Planejamento da capital mineira, André Reis, os clientes poderão beber nos estabelecimentos de 11h às 22h. Mas no período de carnaval haverá restrição.
“A partir de amanhã, já temos uma alteração de funcionamento que é combinada com o Carnaval, quando teremos um rigor maior no funcionamento de bares e restaurantes. Mas amanhã (sábado) já teremos uma flexibilização”, disse na entrevista coletiva de hoje.
Com os as novas mudanças, bares, restaurantes e praças de alimentação de shoppings centers poderão funcionar aos domingos, algo que não era permitido desde dezembro do ano passado.
Os horários no período de carnaval ficam assim:
No dia 12, (sexta-feira) volta a valer a antiga medida, com consumo permitido entre 11h às 15h.
No sábado (13) e no domingo (14), os estabelecimentos não poderão abrir.
Do dia 15 ao 17 de fevereiro, (segunda a quarta), também valerá a restrição de consumo de 11h às 15h.
Somente na quinta-feira (18), a venda das bebidas volta a ser liberada entre 11h e 22.
Na coletiva realizada na Prefeitura de Belo Horizonte, o secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, e o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta, também falaram da situação da Covid-19 na capital mineira.
O diagnóstico é de queda na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da COVID que está em 68,4%.
O RT indica 0,88. “É uma queda muito significativa. Para nós é muito claro que essa queda se deve às medidas de restrição”, disse Jackson.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da PBH, André Reis, completa: “Hoje temos dois índices no verde. O de UTI está no amarelo, mas o RT vem abaixando e indica que as internações podem diminuir”.
De acordo com a administração municipal, a partir deste sábado então, a cidade começa com a ampliação da flexibilização. “De 11h às 22h. Com exceção de sábado e domingo de carnaval, que não abre nada, como citado acima.
O carnaval em BH está cancelado. De acordo com a administração municipal, há uma preocupação com possíveis aglomerações.
“Vão acontecer algumas aglomerações. Essa é uma preocupação que o comitê tem”, afirmou.
Jackson ainda atenta: “não temos previsão de fazer carnaval. A nossa arma é não aglomerar. O Natal e réveillon foram exemplos gritante disso. Tivemos aumento de casos depois. Aglomerar no carnaval é sinal de novo surto duas semanas depois.”
Foto: divulgação Baiana do Acarajé