O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nove alertas para diversas regiões do Brasil nesta sexta-feira (24). No Sul, dois alertas se destacam, um de tempestade com grau de “Perigo” e outro de declínio de temperatura com grau de “Perigo Potencial”. As cidades mais afetadas incluem Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Guarapuava, Cascavel e Umuarama. Há riscos de queda de granizo, cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Vale destacar que o Brasil se prepara para enfrentar sua primeira onda de frio de 2024, com temperaturas até 5°C abaixo da média prevista, especialmente nos estados do centro-sul como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde é esperada a ocorrência de geada. O alerta de baixa temperatura do Inmet também abrange o Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com validade até domingo (26). Ventos costeiros intensos são esperados, podendo movimentar dunas de areia sobre construções na orla, afetando regiões como a Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense e Sudeste Rio-grandense.
Além das tempestades e frio intenso, o instituto alerta para chuvas intensas com precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes (40-60 km/h), afetando o Sudoeste, Noroeste e Centro Ocidental Rio-grandense, juntamente com a Metropolitana de Porto Alegre. O risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e cortes de energia elétrica é considerado baixo. A Defesa Civil do RS alerta para o risco de inundação relacionado ao Rio Jacuí, com possibilidade de atingir áreas ribeirinhas em Cachoeira do Sul e Rio Pardo.
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.