O índice de desaprovação do desempenho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alcançou 53,6%, de acordo com uma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (1º). A aprovação é de 44,9%, e aqueles que não souberam responder são 1,5%. Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro, a desaprovação era de 53% e a aprovação de 45,7%.
O levantamento ouviu, entre os dias 20 e 24 de março, 4.659 entrevistados. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
Aprovação do Presidente Lula
De acordo com a pesquisa realizada pelo Latam Pulse Atlas & Bloomberg, os resultados sobre a aprovação do presidente Lula são os seguintes:
• Desaprovam o desempenho do presidente: aproximadamente 55%
• Aprovam o desempenho do presidente: cerca de 45%
• Não souberam responder: uma pequena porcentagem
A pesquisa possui uma margem de erro de ±1 ponto percentual.
A pergunta feita aos entrevistados foi: “Você aprova ou desaprova o desempenho do presidente Lula?”
Confira a série histórica:
Os dados mais recentes, de março de 2025, indicam que:
• 53,6% dos entrevistados desaprovam o desempenho do presidente.
• 44,9% aprovam sua gestão.
• 1,5% não souberam responder.
A análise da série histórica mostra que, em janeiro de 2024, a aprovação era superior à desaprovação. No entanto, ao longo dos meses, os números se inverteram, e a desaprovação ultrapassou a aprovação a partir de novembro de 2024, mantendo uma tendência de alta até os dados mais recentes.
A pesquisa foi realizada com a seguinte pergunta aos entrevistados: “Você aprova ou desaprova o desempenho do presidente Lula?”
Avaliação do governo Lula
A pesquisa também perguntou como os entrevistados avaliam a administração comandada por Lula. Neste caso, 49,6% classificaram o governo federal como “ruim” ou “péssimo”; 37,4% como “ótimo” ou “bom”; e 12,5% como “regular”. De acordo com a pesquisa, os entrevistados avaliaram o governo do presidente Lula da seguinte forma:
• Cerca de 50% consideram o governo ruim ou péssimo.
• Aproximadamente 40% avaliam como ótimo ou bom.
• Cerca de 15% classificam como regular.
Uma pequena parcela dos entrevistados declarou não saber responder.
A pesquisa tem uma margem de erro de ±1 ponto percentual e foi feita com a seguinte pergunta: “Como você avalia o governo do presidente Lula?”
Foto: Reprodução.