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Pesquisas: Rede Globo faz parceria com a mineira Quaest

21 de agosto de 2024, 15h12 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Quaest será a fornecedora de pesquisas da TV Globo e suas afiliadas em todas as capitais. O instituto de pesquisas mineiro realiza os levantamentos de intenção de voto a partir de entrevistas pessoais feitas em domicílio – um dos métodos mais tradicionais para este tipo de serviço -, mas incorpora novos conceitos estatísticos, com o objetivo de refinar seus resultados.

O fundador da Quaest, professor Felipe Nunes, afirma que “se não fosse pelo consumo dos nossos dados pela comunidade, pela visibilidade e pela visão crítica sobre o que fazemos, seguramente não teríamos tido essa oportunidade para continuar fazendo um trabalho isento, apartidário e rigoroso”.

Papel de informar

Orgulhoso pela Quaest ter sido escolhida pela Globo para fornecer dados de pesquisas, sobretudo num ano eleitoral como 2024, Nunes complementa: “Espero que a gente possa continuar colaborando e compreender juntos o que vem pela frente. Nosso papel é informar, por meio das pesquisas, como está o clima eleitoral. E ao publicar e analisar esses dados, vamos democratizar o acesso à informação”, pontua.

O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020 a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto até para presidente da República. As pesquisas para a eleição presidencial são realizadas com entrevistas presenciais ouvindo de 1.500 a 5.000 eleitores.

O próprio Felipe Nunes, PhD em ciência política e mestre em estatística, coordena as pesquisas da Quaest são coordenadas pelo PhD em ciência política, filiada à Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas) desde 2016.

Metodologia

Felipe Nunes explica que a amostra da pesquisa Quaest é formada por conglomerados, selecionada em três estágios. No primeiro, é feito um sorteio probabilístico dos municípios que farão parte da amostra, por meio do método de probabilidade proporcional ao tamanho (PPT), a partir de suas populações votantes acima de 16 anos.

Tal mecanismo faz com que cidades que concentrem mais eleitores tenham mais chances de serem selecionadas do que aquelas de menor porte, de modo a garantir a representatividade da população analisada pela amostra.

No segundo estágio, é realizado um novo sorteio para a seleção de setores censitários (pequenas áreas compostas por alguns quarteirões) a serem visitados pelos entrevistadores nos municípios selecionados previamente.

“Nossa amostra é probabilística até o último estágio. E por que sorteamos? Pelo mesmo motivo que a Champions League sorteia o chaveamento dos times. O sorteio é um critério completamente neutro, sem viés”, frisa Nunes.

Com informações do blogdocefas.
Foto: Reprodução.

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