Por Metrópoles
A ida de Fernando Haddad com Lula a Brasília fez crescer, entre petistas e integrantes da equipe de transição, a aposta de que o presidente eleito anunciará nesta semana o ex-prefeito como seu futuro ministro da Fazenda.
Lula e Haddad desembarcaram na capital federal na noite desse domingo (27/11). Os dois viajaram juntos na mesma aeronave fretada pelo PT e devem cumprir uma série de agendas conjuntas ao longo da semana na cidade.
A interlocutores, Haddad contou ter viajado a Brasília a convite de Lula. Até então, embora fosse membro da equipe, o ex-prefeito vinha participando das atividades da transição de forma remota, de São Paulo, onde mora.
Articulação política
Além do ministro da Fazenda, aliados esperam que Lula anuncie nesta semana o futuro ministro responsável pela articulação política do governo. O mais cotado para o cargo hoje é o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP).
A expectativa de petistas é de que o anúncio dos dois ministros ajude a destravar a negociação com o Congresso Nacional para a PEC da Transição, proposta que tira os gastos com o Bolsa Família da regra do teto de gastos.
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles