A Polícia Federal recuperou nessa terça-feira (29), em Belo Horizonte, uma obra sacra do século XVIII que havia sido furtada da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, localizada em Duque de Caxias (RJ). A escultura religiosa representa Betsabá, uma das esposas do rei Davi.
Segundo a PF, a escultura de madeira é bem federal tombado pelo patrimônio histórico nacional. A Betsabá, ainda de acordo com a PF, havia sido comprada por uma pessoa que tinha conhecimento da procedência da escultura religiosa.
Sabendo que se trata de um bem tombado e objeto de furto, o comprador acionou as autoridades. O recolhimento da obra foi acompanhado por representantes da Diocese de Duque de Caxias. A entidade assumiu a posse da obra.
O recolhimento da obra foi acompanhado por representantes da Diocese de Duque de Caxias, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – de Minas Gerais e do Rio de Janeiro – além de ter contado com a presença de uma professora especialista em História da Arte Sacra, que reconheceu a autenticidade da obra.
Ao todo, a Igreja Nossa Senhora do Pilar tem 13 imagens desaparecidas. Também foram levadas da igreja talhas decorativas e estruturais. Todas foram furtadas entre os anos 1960 e 2000.
Construída em 1728, a Igreja do Pilar é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde janeiro, a construção está passando por ampla restauração. O Iphan designou cerca de R$ 2 milhões para as intervenções, que devem ser concluídas até o fim deste ano.
Foto: PFMG