Home Belo Horizonte Prefeito de BH nomeia Natália Araújo como nova secretária de Educação

Prefeito de BH nomeia Natália Araújo como nova secretária de Educação Anúncio foi feito em evento com a ministra Luciana Santos, em Belo Horizonte. Cargo estava vago desde a saída de Bruno Barral, exonerado após operação da PF.

14 de abril de 2025, 18h20 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (14) que Natália Araújo assumirá o comando da Secretaria Municipal de Educação (SMED). A indicação foi feita durante um evento na capital mineira com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A pasta estava sem titular desde o início de abril, quando Bruno Barral foi exonerado após ser alvo de uma investigação da Polícia Federal. Ele é investigado por suposta participação em um esquema de fraudes em licitações, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro, supostamente ocorridos durante sua gestão na Secretaria de Educação de Salvador (BA).

Segundo o prefeito, a nomeação de Araújo será formalizada na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial do Município (DOM).

“Enquanto fui vereador e presidente da Comissão de Educação, tive a oportunidade de trabalhar ao lado dela. Vi de perto seu comprometimento e dedicação para melhorar a educação em nossa cidade”, afirmou Damião.

Natália também se manifestou durante o evento. “Tenho certeza de que estarei cercada pelas creches que já me conhecem, pelas escolas municipais, pelos professores, por toda a equipe da Secretaria de Educação e, especialmente, pelo apoio do prefeito”, declarou.

Trajetória
Natália Araújo é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e possui licenciatura em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre em Direito pela UFMG e atualmente cursa doutorado em Políticas Públicas no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Ela ocupava o cargo de assessora especial na Prefeitura de Belo Horizonte. Entre 2017 e 2022, foi subsecretária de Educação durante a gestão do ex-prefeito Alexandre Kalil (Republicanos). Ao longo de sua carreira, também atuou como professora universitária, pesquisadora, chefe de gabinete da presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e diretora da Escola de Contas.

Operação Overclean
A exoneração de Bruno Barral ocorreu no mesmo dia em que Álvaro Damião tomou posse como prefeito da capital, após o falecimento de Fuad Noman (PSD). A coincidência de datas trouxe tensão à cerimônia realizada na Câmara Municipal.

A saída de Barral está relacionada à terceira fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal no início de abril. Na ação, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e determinada a suspensão temporária de um servidor público.

Além de Barral, a operação também teve como alvo o empresário José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, apontado como um dos líderes do esquema criminoso.

Foto: Reprodução/TV Globo.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário