Home Belo Horizonte Prefeitura de BH libera comércio aos sábados e volta a permitir atividades coletivas em academias

Prefeitura de BH libera comércio aos sábados e volta a permitir atividades coletivas em academias Decisão começa a valer a partir deste fim de semana; Leitos destinados a Covid-19 começam a ser desativados em Belo Horizonte.

11 de setembro de 2020, 17h44 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O comércio de Belo Horizonte poderá voltar a funcionar aos sábados, das 9h às 17h. Em coletiva nesta sexta-feira (11), o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, explicou que a ocupação de leitos de UTI e de enfermaria exclusivos para Covid-19 abaixo de 50%, levou a Prefeitura a anunciar a nova etapa de flexibilização. A medida já é válida a partir de amanhã (12 de setembro).

Essa era uma das principais demandas de lojistas da capital, por ser um dia de grande movimento. Atualmente, o comércio de BH pode funcionar de segunda a sexta, das 11h às 19h.

O comércio de rua pode abrir entre 9h e 17h no primeiro dia do fim de semana e, em dias úteis, entre 11h e 19h. Shoppings podem funcionar de segunda a sábado de 12h às 20h, conforme anunciado pela equipe de Alexandre Kalil (PSD).

A prefeitura também anunciou a reabertura de três parques, além dos espaços públicos que já estavam autorizados. São eles o Parque Ecológico Renato Azeredo, no bairro Palmares, o parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis, e o parque da Serra do Curral, no limite do município.

As praças já estavam reabertas desde o último dia 20 na capital, quando o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou a nova etapa da flexibilização.

Academias

A prática de atividades coletivas em academias de ginástica também foram liberadas a partir da semana que vem. Com isso, ficam liberadas atividades como artes marciais e crossfit. Na semana passada, a prefeitura chegou a editar um decreto que liberava parcialmente esse tipo de atividades, mas recuou e proibiu.

Clubes recreativos permanecem fechados, e, segundo o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, estão sendo estudados protocolos para a liberação dos mesmos. Mas sem data para a publicação.

A reabertura de academias de ginástica foi liberada em 31 de agosto, 15 dias atrás, após 165 dias de fechamento.

Covid-19

Os indicadores de controle da pandemia utilizados pela prefeitura estão em sinal verde. A ocupação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para covid-19 está em 43% e a de enfermaria em 42%. O RT, índice de transmissão do vírus, está em 0.96 — o ideal é que permaneça abaixo de 1. Todos os índices estão na categoria verde, o que permite o avanço na flexibilização.

Por conta dos números, os leitos já começam a ser desmobilizados. Jackson Machado, no entanto, frisou que a medida poderá ser revertida se houver demanda. O secretário ressaltou que a população deve seguir com o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

A capital mineira possui 36.848 casos confirmados de coronavírus. São 1.096 mortes pela covid-19.

Foto: Adão de Souza/PBH

LEIA TAMBÉM

1 comentário

Martha Aulete 12 de setembro de 2020 - 05:00h

E eleição também foi liberada, é claro!

Dica: nessas eleições de 2020 fique LONGE do PT!

A educação petista foi a pior em toda a história brasileira! Não é algo pessoal, de família ou de familiares. É estrutural. Do PAR-TI-DO. Durante o governo petista foi criado a baranguice do sertanejo universitário. Adorado por petistas.

O PT é barango. O PT divulgou, estimulou, difundiu e inventou o sertanejo-universitário. O PT, junto com o petismo (religião), “”””educou”””” as crianças (hoje adultas) com sertanejo universitário. Eis aí o estilo barango, brega e cafona de ser do PT. O PT é Kitsch. O PT é Ersatz. O PT é totalmente pobre de arte e cultura.

O PT em sua agenda política tem um mau gosto enorme.
O PT criou o sertanejo universitário.

Responder

Envie seu comentário