Por Metrópoles
A campanha de Lula manifesta máxima preocupação com o desempenho que o petista terá em Minas Gerais no segundo turno.
Lula decidiu dedicar o domingo (9/10) para uma caminhada em Belo Horizonte. O ato será seguido de uma entrevista coletiva para a imprensa. O PT também tenta organizar um encontro com lideranças locais para o dia 22.
Coordenadores da campanha que estiveram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na quinta-feira (6/10), pediram para ele fazer uma avaliação sobre a situação política no estado. Pacheco admitiu que o apoio velado do governador, Romeu Zema, no primeiro turno fez Bolsonaro ter um rendimento acima do esperado.
Zema declarou voto em Bolsonaro no início desta semana. No primeiro turno, Lula venceu o presidente em Minas Gerais por uma diferença de 563 mil votos.
A campanha de Lula avalia que foi um erro concentrar as agendas do petista em grandes cidades mineiras, a fim de alavancar a votação de Alexandre Kalil na disputa pelo governo do estado. O candidato do PSD perdeu no primeiro turno para Zema.
Todos os presidentes eleitos venceram a eleição em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país. O estado é considerado um espelho do Brasil por ter realidades sociais e econômicas muito distintas.
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles