Por CNN
O cientista político Antonio Lavareda explicou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (24), como os candidatos vitoriosos na eleição para a Presidência da República utilizaram seu tempo de TV e rádio. Lavareda usou, como base, um levantamento que ele mesmo realizou.
Segundo o especialista, a maior parte daqueles que venceram disputas pela Presidência da República apresentam, na média, quatro estratégias em comum.
“A fórmula dos candidatos vitoriosos era basicamente o seguinte: na maior parte do tempo, as suas peças de propaganda destacavam as realizações deste candidatos; ou seja, as medalhas, por assim dizer, das quais esses candidatos poderiam se orgulhar e apresentar à população”, aponta.
O segundo aspecto seria a definição de um “tema” de campanha. “O tema é o tronco de uma árvore de comunicação, e as propostas são os galhos. O tema unifica todo o conjunto da comunicação do candidato”, diz.
Na sequência, as peças devem conter as “insatisfações” dos candidatos com a situação atual. O quarto e último aspecto importante são as propostas apresentadas.
Além destes pontos — destacados pelo especialista como “racionais” — fatores emocionais devem ter espaço na propaganda. Lavareda diz que “toda tentativa de despertar entusiasmo nos eleitores é fundamental”.
Por fim, o cientista político diz acreditar que, em 2022, a relação entre votos válidos e tempo de TV e rádio será “muito elevada” – diferentemente de 2018, considerada por Lavareda uma eleição “disruptiva”.
“A correlação é muito elevada nas eleições chamadas de normais, em que correm tudo dentro dos quadros, com as forças políticas tradicionais. Tal qual a deste ano – lembrando que o presidente entrou em um partido grande, tem bastante tempo de TV e rádio, coligação, tem recursos do fundo eleitoral”, explica Lavareda.
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