O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, anunciou que o país vai reconhecer o estado da Palestina até julho deste ano e afirmou ter esperanças de que outras nações façam o mesmo. Irlanda e Malta devem seguir o exemplo espanhol em breve.
“Temos que considerar seriamente fazer isso no primeiro semestre deste ano”, afirmou Sanchez. Ele também criticou as ofensivas militares de Israel contra palestinos em Gaza enquanto iniciava uma viagem a Jordânia, Catar e Arábia Saudita.
Outros membros da União Europeia, como Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária já reconheceram a Palestina como Estado. As potências do continente – Alemanha, França e Reino Unido – não têm nenhum plano neste sentido ates uma solução entre o território e Israel.
Um funcionário do governo espanhol afirmou ao jornal Financial Times que o país vê o reconhecimento da Palestina como um passo importante em direção ao fim do conflito. Ele ainda relatou que Madri espera que os Estados Unidos e outras potências sigam seu exemplo.
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: AFP.